- Catástrofe natural em países da América Central
Em 1934 ocorreu uma catástrofe natural em Belize, México, Guatemala, Honduras e El Salvador, que foi a passagem de um furacão considerado como um dos mais mortais que se tem registrado. Entre os desastres, foram 3.000 mortes, ocasionado principalmente a partir de deslizamentos de terra na América Central, e gerou oito furacões que posteriormente atingiram a costa de Louisiana de uma forma brutal.
Outros fatos importantes
- GUATEMALA:
Em 4 de julho de 1944, o ditador Jorge Ubico Castañeda foi forçado a renunciar, em resposta a uma onda de protestos e uma greve geral. Seu substituto, o general Juan Federico Ponce Vaides, mais tarde também foi forçado a sair do cargo em 20 de outubro de 1944 por um golpe de Estado liderado pelo major Francisco Javier Arana e o Capitão Jacobo Arbenz Guzmán. O país foi conduzido por uma junta militar composta por Arana, Arbenz e Jorge Toriello Garrido. A Junta organizou na Guatemala a primeira eleição livre, que foi ganha com 85% pelo proeminente escritor e professor Juan José Arévalo Bermejo, que tinha vivido no exílio na Argentina durante 14 anos. Arévalo foi o primeiro presidente democraticamente eleito da Guatemala que concluiu integralmente o mandato para que foi eleito. Suas políticas "socialista cristãs", inspiradas pelo New Deal americano, foram criticadas pelos latifundiários e pelas elites como "comunistas".
- NICARÁGUA:
Após a retirada dos fuzileiros navais dos EUA em 1933 e do assassinato de Augusto César Sandino em 1934, subiria ao poder em 1936 Anastasio Somoza García que durante vinte anos, governou o país, diretamente ou por líderes fantoches, com pulso de ferro e com apoio dos EUA até ser assassinado em 1956. Foi sucedido pelo filho, Luís Somoza Debayle (1957-1963). René Schick Gutiérrez (1963-1966), morto no exercício da presidência, foi sucedido por Lorenzo Guerrero Gutiérrez (1966-1967), a que se seguiu Anastasio (Tachito) Somoza Debayle (1967-1972, 1974-1979), irmão mais novo de Luís e o último membro da família Somoza a assumir a presidência. A dinastia Somoza sustentou os próprios interesses comerciais e aumentou a fortuna pessoal.
- COSTA RICA:
Na Costa Rica eram eleitos presidentes até 1948, ano em que os resultados eleitorais foram contestados por grupos de esquerda, o que desencadeou a breve guerra civil que levou José Figueres Ferrer ao poder. A junta revolucionária que assumiu o governo aboliu o Exército e criou uma guarda civil, elaborou nova constituição e empossou o candidato vitorioso nas urnas, Otilio Ulate Blanco.
- HONDURAS:
Em 1932 ocorreu uma eleição geral em Honduras, realizada no dia 28 de outubro e que elegeu um novo Presidente da República e um novo Congresso. O partido Nacional de Honduras venceu essa disputa com cerca de 20.000 de diferença e Tiburcio Carías Andino se tornou presidente.
- EL SALVADOR:
Entre 1931, ano em que o general Maximiliano Hernández Martínez deu um golpe, e 1944, quando foi deposto, houve uma brutal repressão da resistência rural. O caso mais notável em 1932 em uma revolta camponesa liderada por Farabundo Martí e a retaliação do governo, comumente conhecida como La Matanza, que se seguiu. Nesta "Matanza", cerca de 30.000 indígenas e opositores políticos foram assassinados, presos ou exilados. Até 1980, com exceção de um presidente provisório, todos os presidentes salvadorenhos foram militares. As eleições presidenciais periódicas eram raramente livres ou justas. Da década de 1930 até os anos de 1970, os governos autoritários empregariam a repressão política e limitariam reformas para manterem-se no poder, apesar das aparências de democracia.
- CUBA:
Cuba tornava-se cada vez mais dependente em relação aos Estados Unidos. Em Cuba, sucediam-se (entre 1930-1940), governos repressivos, envolvidos em corrupção e crimes diversos. Essa situação permaneceu até 1952, quando Cuba era governada pelo ditador Fulgêncio Batista (foi presidente entre 1940-1944), apoiado pelos Estados Unidos. Chegou novamente ao poder em 1952, por um golpe, montando uma estrutura de governo autoritária e corrupta.
[ Vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=fEMYLkpYxX8&feature=player_embedded ]
Referências Bibliográficas:
http://antonioluizcosta.sites.uol.com.br/Historia1950.htm#H1950/ http://ferramula.blogspot.com/2010/02/havana-cuba-1930-antes-de-fidel-castro/
http://www.infopedia.pt/$independencias-na-america/
http://www.brasilescola.com/geografia/espaco-geografico-america-central/
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u108/
http://www.globalimageworks.com/
http://www.solid.com.br/informacoes/clima/clima_central/
http://paises.hlera.com.br/america-central/
http://pt.euronews.net/tag/america-central/
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Sobre o período de 1930-1945
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 internacionalistas na linha:
Postar um comentário