domingo, 16 de maio de 2010

Sobre o período de 1945 -1950

- COSTA RICA
De 1919 a 1948 viu–se na Costa Rica um período de equilíbrio político, onde sucederam-se presidentes eleitos sem nenhum advento como revoltas ou ditaduras. Em 1948, entretanto, grupos de esquerda contestaram os resultados eleitorais e isso levou a uma guerra civil que colocou Jose Ferrer no poder. O diferente nessa tomada de governo foi o próximo passo: a junta revolucionaria apenas ABOLIU o exercito!!
Foi o primeiro país a tomar essa atitude! E que atitude hein.
Mas em 1 de dezembro de 1948 criou-se uma guarda civil, alem de terem elaborado uma nova constituição e ter empossado o candidato vitorioso nas urnas.
Mas o governo de Otílio Blanco não durou muito. Em 1953 Jose Ferrer voltou ao poder e tomou mais algumas medidas como: nacionalização dos bancos e imposição de restrições à United Fruit . Suas medidas e tomadas de poder instigaram uma invasão lançada pelos seus adversários na Nicarágua.
É notável, porem, que apesar do modo de chegada no poder, Figueres inscreveu seu nome na história do país com várias décadas dedicadas às reformas sociais, à abertura política para o exterior e aos ideais social-democratas.




- EL SALVADOR
No século XX , El Salvador foi marcada por uma sucessão de governos militares. Entre 1931 e 1944, o país esteve sob a ditadura de Maximiliano Hernández Martinez, e depois deste sucederam-se vários outros governos militares. Nessa época a economia salvadorenha sofria uma forte crise, e isso provocou movimentos migratórios de larga escala. Em meio a tamanho caos, em 1969 ainda houve uma guerra com Honduras, porem foi apaziguada pela OEA através de um mecanismo de criação de uma zona desmilitarizada.
Quanto as reformas sociais, houveram dois presidentes que se mostraram mais favoráveis, Oscar Osorio (1950-1956) e José M. Lemos (1956-1960). Seus exemplos, porem, não foram seguidos pelos colegas militares mais conservadores, em comum acordo com as oligarquias civis.


- PANAMÁ
Em 1951 o presidente Arias, pela segunda vez no cargo de presidente, sofreu um golpe de estado e cedeu o poder a Jose Remon, comandante da Guarda Nacional. Este firmou um novo tratado sobre o Canal do Panamá, favorecendo os interesses nacionais. A negociação foi realizada com o presidente americano da época, Dwight Eisenhower.
O assassinato de Remón, em janeiro de 1955, levou aos breves mandatos presidenciais de José Ramón Guizado e Ricardo Arias Espinosa.




Outros fatos importantes

- REPUBLICA DOMINICANA
Depois do termino da guerra a Republica Dominicana lançou ao mundo propagandas oficiais que ofereciam terras grátis para os imigrantes trabalharem. Essa oferta inspirou principalmente a imigração japonesa, o que deu nova face ao país.


- HAITI
Em 1946, foi eleito um presidente negro, Dusmarsais Estimé.



Referências Bibliográficas:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_hispano.htm
http://www.areamilitar.net/HistBCR.aspx?N=38
http://www.brasilescola.com/geografia/canal-panama.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/canal-do-panama/canal-do-panama.php
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/historia-costa-rica.htm
http://www.bibliografia.una.ac.cr/

0 internacionalistas na linha:

Postar um comentário